CAMDA - A força do campo!

Laboratório de Análise Agronômica Camda: mais uma conquista

POR Roberta Marchioti, 26 MAR, 2021
26 MAR

O Laboratório de Análises Agronômicas da Camda completa 11 anos de fundação. Ao longo destes anos sempre procurou aperfeiçoar, atualizar e modernizar as rotinas e serviços prestados aos cooperados de todas as filiais.

O laboratório oferece como serviço a análise química do solo, análise de tecido vegetal, e agora também temos a análise física do solo. Todos os serviços prestados possuem certificação e selo de qualidade. As análises de solo possuem selo do IAC e a de tecido vegetal, o selo do PIATV.

O Programa de Laboratórios do IAC teve início em 1984 após a divulgação de uma normativa de procedimentos de análises a serem seguidas, primeiramente das análises básicas como Ca, Mg, K, P, pH e H+Al em CaCl2 e M.O, onde em 1989 o instituto foi o pioneiro em lançamento de selo em participação do Programa Interlaboratorial.

 

O IAC foi o pioneiro em avaliação de micronutrientes (Fe, Mn, Zn, Cu e B) com início em 1994. Em 1997 incluiu no selo também a avaliação do Al e S-sulfato. Quando teve início, o programa começou com apenas quatro laboratórios do Estado de São Paulo; atualmente são 141 inscritos, sendo de 14 estados brasileiros e de outros países como Uruguai, Paraguai, Costa Rica e Angola.

 

O selo é conferido apenas aos laboratórios com índice de eficiência acima de 80%. Atualmente, o Programa de Laboratório do IAC é listado como provedor de Ensaio de Proficiência no INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Rio de Janeiro, e no EPTIS –The International Proficiency Testing Information System, Berlin, Alemanha.

 

O PIATV (Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal) foi criado em 1982 com o objetivo de possibilitar aos seus participantes um diferencial no mercado, mas principalmente, uma maneira de possíveis erros serem corrigidos, garantindo uma análise de tecido vegetal correta e confiável. Atualmente o programa conta com 158 laboratórios participantes no Brasil, Paraguai, Uruguai e Angola.

No ano de 2020, o laboratório Camda completou 10 anos de participação no ensaio de proficiência do IAC, mantendo-se classificado em 3º lugar pelo 4º ano consecutivo, com excelentes resultados nas análises. Este foi o primeiro ano de participação em análise física, obtendo eficiência de 90% de confiabilidade nas amostras analisadas, assim destacando mais uma conquista do laboratório, fazendo jus ao uso do selo. No programa PIATV também completou 10 anos de participação com ótimo índice de eficiência e com selo de qualificação.

O laboratório Camda continua buscando sempre aprimorar técnicas e serviços participando de cursos e palestras. O corpo técnico é capacitado, prezando sempre a responsabilidade de executar os serviços de maneira rápida, eficiente e com a maior exatidão possível, para que todos os projetos dos cooperados tenham produtividade e rentabilidade.

Cooperado Camda: a análise de solo é o projeto da sua lavoura e a análise de tecido vegetal é a confirmação de um trabalho bem executado. Para a certificação nos resultados pode contar com a equipe do laboratório Camda.

Equipe do Laboratório de

Análises Agronômicas Camda

(18) 3502.3400

(18) 99116.8868