Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
ÁREA DO COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 08-01-2020

Manejo e qualidade das pastagens


A exploração de bovinos de corte no Brasil fundamenta-se na alimentação em pasto (99% da dieta) num ambiente onde há heterogeneidade espacial temporal na quantidade e qualidade de forragens. A variação temporal resulta dos diferentes estágios de desenvolvimento das plantas e da variação na oferta de recursos abióticos: água, temperatura, luz e nutrientes, dentre outros.
Do ponto de vista da pastagem, a sua massa (quantidade), qualidade e características estruturais do dossel, interferem no desempenho dos animais. Sua otimização é obtida na interação entre massa seca da forragem, seu consumo, valor nutritivo (composição químico-bromatológica e digestibilidade) e eficiência de utilização. Para isto devemos considerar as oportunidades para o uso de estratégias de manejo para melhorar produtividade e eficiência do sistema de pastejo tropical.
O manejo com objetivo na qualidade da pastagem envolve um conjunto de práticas/atividades destinadas a alterar a morfologia ou retardar a maturidade da planta, dentro da meta de aumentar o nível de nutrientes digestíveis na dieta para bovinos e garantir desempenho compatível com a bovinicultura de ciclo curto. Ao nível de relvado procura-se a remoção de crescimento velho, aumentar a disponibilidade de folhas ou melhorar a acessibilidade a perfilhos imaturos, tenros, suculentos; sob o ponto de vista morfológico, almeja-se uma alta relação folha/colmo, com uma maior quantidade de tecidos com células contendo paredes celulares menos lignificadas. No quadro abaixo mostramos a concentração de proteína bruta e lignina em relação a época do ano, mostrando que nas águas o teor de proteína é mais elevado e de lignina mais baixo, evidenciando a melhor qualidade e digestibilidade das pastagens.


Uma estratégia utilizada para amenizar a carência de massa forrageira durante a época seca do ano, em que não ocorre a rebrotação das plantas, recomenda-se o diferimento de pasto, caracterizando pelo descanso de determinadas áreas de pastagem da propriedade, permitindo o acúmulo e conservação de forragem. Entretanto se feito sem critérios, o diferimento pode levar a um acúmulo de colmo maduro e material morto, e um decréscimo no estrato folhoso, diminuindo, assim a matéria seca digestível ou energia potencialmente disponível. Recomenda-se imediatamente antes da vedação, associada à escolha de espécies/cultivares que apresentem potencial para acumulo de forragem com alta relação folha/colmo e colmos mais finos e tenros, constituindo um banco de energia latente. Além disso, esta estrutura de pasto permite, além de disponibilidade, acessibilidade aos componentes preferido pelos animais.
Em sistemas de produção baseados em forragens como a única fonte de nutrientes, o desempenho dos animais pode ser menor que o determinado geneticamente e, ou o desejado para satisfazer os objetivos de produção, uma vez que a eficiência máxima de utilização da dieta resulta do fornecimento de dietas balanceadas nutricionalmente e o desempenho animal é limitado àquele suportado pelo nutriente primeiro limitante.
Neste contexto, o enfoque central deve ser o estabelecimento de “suplementação múltipla”, que forneça quantidades catalíticas de nutrientes específicos (nitrogênio solúvel, fontes naturais de energia e proteínas, minerais e/ou vitaminas) com o intuito de remediar as deficiências da dieta dos bovinos em pastagens tropicais. Para isto temos a completa linha de suplementos e rações da Minercamda que potencializam a eficiência dos sistemas de produção de bovinos. (crédito foto: agronovas.com.br)


Vinicius Saraceni
Zootecnista - Camda
(crédito foto: agronovas.com.br)
 


Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web