Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
ÁREA DO COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 08-01-2020

Enxofre: o elemento da qualidade

O Enxofre (S) é um macronutriente muito importante para o desenvolvimento das plantas juntamente com o Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).
Encontrado em forma orgânica nos solos,  desempenha funções essenciais para as plantas como na formação dos aminoácidos cisteína e taurina, presente na forma de proteína vegetal, participa dos processos metabólicos da fotossíntese  e auxilia na fixação biológica do nitrogênio. Junto com o Nitrogênio, o Enxofre está presente em todas as funções e processos que são parte da vida da planta.
Nos solos, 90% do Enxofre é encontrado na forma orgânica, porém a grande maioria dos terrenos apresenta deficiência deste elemento, principalmente os solos de regiões com pouca matéria orgânica. Alguns dos fatores que contribuem para a deficiência do enxofre no solo são o uso contínuo de fórmulas com baixo teor ou ausência do nutriente, a alta produtividade de culturas que exportam o elemento pelos grãos e regiões de plantio convencional sem presença da palha na superfície. As queimadas também dificultam a mineralização devido à volatilização e a alta relação carbono/enxofre.
A baixa quantidade de Enxofre no solo pode acarretar:
*Clorose: que é o amarelecimento ou branqueamento de tecidos clorofilados;
*Folhas pequenas;
*Enrolamento das margens da folha;
*Redução do florescimento;
*Quedas na produtividade.
Principais funções do Enxofre:
*Controle hormonal para o crescimento e diferenciação celular;
*Auxilia a planta na defesa contra pragas e doenças;
*Importante componente para as proteínas;
*Melhora a qualidade nutritiva dos cereais;
*Ajuda a reduzir o teor de nitrato em forrageiras;
*Torna as hortaliças mais macias.
O Enxofre é absorvido pelas plantas através das raízes e deslocado para as folhas através do fluxo de massas, desta maneira a possibilidade de ocorrer fluxo contrário é miníma, por isso a adubação deve ser realizada através do solo.
As plantas absorvem o Enxofre na forma de sulfetos. E o Enxofre elementar precisa ser oxidado e transformado em sulfeto antes de ser absorvido, e não tem uma previsão exata do tempo nescessário para que essa trasformação ocorra, podendo variar de uma a quatro semanas dependendo da atividade micriobiana oxidativa e também da presença de outros nutrientes como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, nitrogênio que são muito importantes para que todo o processo ocorra.
Em média, cada quilograma de Enxofre em falta causa a perda de 15 kg de Nitrogênio para o meio ambiente; em outras palavras, a falta de Enxofre irá determinar uma maior quantidade de Nitrogênio necessária para se obter a mesma produção, com o consequente efeito negativo desse excesso para o meio ambiente.
A quantidade de S necessária para manter as necessidades do sistema solo-planta é ainda uma questão em aberto. Sabemos que o Enxofre e o Nitrogênio são elementos companheiros e alguns autores sugerem a relação de 1: 10 a 12 de S/N é adequada para o solo e para as plantas. As recomendações para o enxofre devem ser baseadas tanto nas necessidades das plantas quanto nas necessidades do solo vivo. É razoavelmente fácil calcular as necessidades das culturas e a remoção desse elemento, porém é quase impossível estimar a necessidade de S para todos os organismos vivos do solo.
O Enxofre está envolvido na síntese de beta-caroteno que no organismo animal é convertido em vitamina A e por causa das suas múltiplas funções vitais ele é chamado de o “elementoda qualidade”.
Algumas culturas são mais exigentes em relação ao Enxofre para uma melhor produção, como a batata e hortaliças; acontecem também com as leguminosas como feijão, soja e algumas forrageiras.
É de extrema necessidade que os produtores saibam sobre a saúde do seu solo, para que não faltem nutrientes de grande importância e em quantidades suficientes para uma melhor produção e resistência a pragas e doenças.
 


Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web