Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
ÁREA DO COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 24-09-2019

Indução de ciclicidade em novilhas

A reprodução das novilhas é um dos momentos mais importantes para a propriedade de corte. Elas darão continuidade ao patrimônio genético e a produtividade. Mas antes de pensar em reproduzir as novilhas, alguns fatores precisam ser avaliados. Primeiro é preciso observar a idade e o peso da novilha. Nem sempre um bom escore de condição corporal pode ser indicativo de que a fêmea está púbere. Outro fator importante é a nutrição. Essa categoria merece atenção especial porque está em crescimento. Além disso, é necessário escolher o sêmen adequado para essa categoria, pensando sempre que o primeiro parto desafia mais a novilha. Novilhas taurinas são mais precoces no desenvolvimento, mas expressam o potencial produtivo, precisam de alimentação de boa qualidade e controle eficiente de doenças reprodutivas. Não havendo seleção genética intensa e uma nutrição especial, novilhas zebuínas podem ser mais tardias no desenvolvimento do que as taurinas. No Brasil há predominância de raças zebuínas, onde o gado Nelore é o mais utilizado. Grande parte das propriedades concentra o manejo reprodutivo em períodos específicos com a expectativa de que as novilhas estejam ciclando antes do início da estação de monta iniciar. Novilhas que possuem um corpo lúteo no início da estação de monta possuem maior taxa de prenhez com a IATF quando comparadas às novilhas que não estão cíclicas no início da estação de monta. As novilhas que alcançam a puberdade mais cedo possuem melhor eficiência reprodutiva. Uma das estratégias disponíveis para ajudar a incrementar a quantidade de novilhas zebuínas aptas para a reprodução pré-estação de monta é a indução de ciclidade. O tratamento é feito com a suplementação de progesterona e meia dose de cipionato de estradiol. O protocolo induz a primeira ovulação das fêmeas jovens. O protocolo de indução de ciclicidade pode ser feito até 30 a 40 dias antes da estação de monta das novilhas. Para facilitar o manejo, estudos indicam efeitos positivos da indução da ciclicidade com 12 dias de intervalo entre a indução e o início do protocolo para IATF. Funcionado da seguinte maneira. No início da indução temos 2 opções:
1ª: Colocar dispositivo intravaginal (implante) de 4º uso que seria descartado
2ª: Aplicar progesterona injetável
1ª opção :
D0 : implante de 4º uso
D12 : retirar implante + meia dose de Cipionato de Estradiol
D24 : Avaliação Ginecológica (ultrassonografia) e inicia o protocolo de IATF somente as novilhas de CL (corpo lutéo)
Vantagens : Custo benefício
Desvantagens: Como as novilhas nunca passaram por esse processo de IATF e introduzir um dispositivo intravaginal, podem acontecer de estranhar.  Manejo de início sendo imobilizada (guilhotina). Podendo no decorre dos 12 dias, acontecer a queda do dispositivo intravaginal, assim não podendo tendo a função do hormônio.
2ª opção
D0 : aplicar 1 ml de progesterona injetável
D12 : aplicar meia dose de Cipionato de Estradiol
D24 : Avaliação ginecológica (ultrassonografia) e inicia o protocolo de IATF somente as novilhas de CL (corpo lutéo)
Vantagens: Manejo sem imobilização do início. Tendo a certeza da disponibilidade da função da hormônio.
Desvantagens: Custo elevado
Consequentemente fazendo a indução de ciclicidade, 60 - 70% do lote entra na puberdade e não fazendo a indução de ciclicidade 30 – 40 % do lote não entrará na puberdade. Vale ressaltar que é preciso proporcionar para o animal nutrição e sanidade para que ele possa ter melhor desempenho.


Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web