Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
ÁREA DO COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 03-06-2019

Laboratório de análise Camda: nutrição de plantas

As plantas crescem e se desenvolvem absorvendo água, elementos minerais do solo e dióxido de carbono (CO2) através das folhas. Uma série de elementos minerais são individualmente necessários. O crescimento e o desenvolvimento das plantas somente ocorre se todos estes elementos estão adequadamente disponíveis, e serão modificados ou cessarão se algum deles não for adequadamente supridos. O fator limitante ou deficiente muitas vezes pode ser a água, a luz solar ou até mesmo o CO2, mas mais frequentemente será um dos elementos minerais obtidos do solo. Estes elementos podem ser facilmente fornecidos de forma adequada através da aplicação de fertilizantes. Por isso é importante uma adubação equilibrada que contemple os requerimentos da planta e que permita que o produtor tenha uma boa produção e qualidade, gerando os melhores rendimentos. Para isso é importante saber qual a função dos nutrientes e suas interações com outros elementos minerais, bem como a identificação dos sintomas de deficiência ou excesso destes nas plantas.


 

Nutrientes para as plantas

Dezesseis elementos químicos são conhecidos por serem importantes para o crescimento e sobrevivência de uma planta. Estes elementos químicos são divididos em dois grupos principais: não minerais e minerais.

Os nutrientes não minerais são hidrogênio (H), o oxigênio (O) e o carbono (C). Estes nutrientes são encontrados no ar e água.

Os nutrientes minerais são 13, que vêm do solo; são dissolvidos em água e absorvidos através das raízes de uma planta. Nem sempre são suficientes no solo para uma planta crescer saudável. Por isso o uso da adubação corretiva e acertiva é importante. Os nutrientes minerais estão divididos em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes.


 

Macronutrientes

Os macronutrientes podem ser divididos em dois grupos mais: nutrientes primários e secundários.

Os macronutrientes primários são o Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Estes nutrientes são assim chamados porque as plantas usam grandes quantidades destes elementos para seu crescimento, sobrevivência e produtividade.

Os macronutrientes secundários são o Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), e Enxofre (S). Esses elementos são necessários em uma quantidade pouco menor que os primários porém tão importantes quanto. Além disso, grandes quantidades de Cálcio e Magnésio são adicionados com a calagem aplicada em solos ácidos. O Enxofre é normalmente encontrado em quantidades suficientes a partir da decomposição lenta da matéria orgânica do solo, uma importante razão para se fazer adubação orgânica.


 

Micronutrientes

Micronutrientes são os elementos essenciais para o crescimento das plantas, que são necessários em apenas pequenas quantidades (micro). Estes elementos são chamados às vezes elementos menores ou oligoelementos, mas o uso do termo de micronutrientes é incentivada pela Sociedade Americana de Agronomia e do Solo Science Society of America. Os micronutrientes são o Boro (B), o Cobre (Cu), Ferro (Fe), Cloro (Cl), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo) e Zinco (Zn). Reciclagem de matéria orgânica, como aparas de relva e folhas de árvores é uma excelente maneira de fornecer micronutrientes (assim como macronutrientes) para plantas em crescimento.

Cada nutriente de planta desenvolve uma função específica na planta e a deficiência dos mesmos geram sintomas específicos que atrapalham o seu desenvolvimento, ocasionando percas muitas vezes irreparáveis na produção das culturas.



Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web