Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 04-10-2018

Conheça um pouco mais sobre as raças sintéticas

As raças sintéticas foram desenvolvidas com o intuito de associar adaptabilidade com alto desempenho produtivo, aliados à qualidade de carne. Geralmente são compostas por 3/8 de raças zebuínas, onde encontramos basicamente a rusticidade, e 5/8 de raças taurinas que favorecem a produção em quantidade e qualidade de carne sem que haja maiores custos com alimentação e ambiente.
A primeira raça oriunda de cruzamento foi formada no hemisfério ocidental visando a produção econômica de carne em ambiente semelhante às condições médias do Brasil. A raça Santa Gertrudis foi formada através do cruzamento entre as raças Brahman e Shorthorn no sul dos Estados Unidos às margens do rio Santa Gertrudis no estado do Texas. Reconhecida em 1940 como a primeira raça sintética formada, tem como características a alta fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, precocidade e alto ganho de peso em ambientes hostis. Por ser uma raça sintética, são rústicos e versáteis.
No Brasil, a primeira raça sintética formada foi o Canchim. Vindo inicialmente do cruzamento da raça Charolês com Indubrasil, o Canchim foi desenvolvido na fazenda Canchim, no município de São Carlos – SP pelo zootecnista Antônio Teixeira Vianna. Inspirado pelo trabalho desenvolvido na formação da raça Santa Gertrudis, em 1952 deu-se início ao acasalamento de touros 5/8 Charolês/zebu, contudo, o primeiro produto foi registrado apenas em 1972.
A raça Brangus, atualmente, é a raça mais utilizada entre as sintéticas. Composta por 3/8 oriundo de raças zebuínas e 5/8 da raça Aberdeen ou Red Angus, alia fortemente a produtividade, precocidade e qualidade de carne das raças britânicas, somado com a adaptabilidade e rusticidade das raças zebuínas. A raça Brangus foi inicialmente desenvolvida nos Estados Unidos utilizando as raças Brahman e Aberdeen Angus, popularizando-se no Brasil apenas no final da década de 90 no sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Bagé. Trazida para o Brasil na década de 70, a Embrapa Pecuária Sul começou a fomentar a raça utilizando raças zebuínas adotando o nome de Ibagé, logo depois Brangus Ibagé e, por fim, a raça Brangus.
Assim como as raças Santa Gertrudis, Canchim e Brangus, a raça Braford também foi criada para aliar características desejáveis para se obter melhor e mais rentável produção de carne. Desenvolvida nos Estados Unidos, porém na Flórida na década de 60, a raça Braford vem do cruzamento entre as raças Brahman e o Hereford, outra raça britânica. Já no Brasil, criadores do Rio Grande do Sul, incentivados por programas de cruzamento governamentais, difundiram a raça no estado.
Além de sua utilização em rebanhos puros, as raças sintéticas se tornam excelentes ferramentas indicadas para produtores que têm fêmeas de cruzamento Nelore/Angus como matrizes e buscam produzir bezerros adaptados sem abrir mão da alta produção e qualidade de carne, desde que seja fornecido ambiente favorável para tal. Esse acasalamento é denominado Cruzamento Terminal, onde a produção de ambos os sexos é destinada para a terminação sem que haja a retenção e recria das fêmeas.
A tecnologia do cruzamento industrial vem sendo cada vez mais utilizada em diferentes regiões do Brasil com o objetivo de alcançar maior expressão produtiva em animais mais adaptados a ambientes hostis, buscando mais peso, comendo menos e sendo abatido em menor tempo. O cruzamento permite combinar características desejáveis das duas raças progenitoras aliando adaptação e produtividade, a chamada complementaridade entre raças.
Atualmente a bateria da Alta Genetics conta com os melhores exemplares de touros das diferentes raças sintéticas, certificados pelo programa Concept Plus, auxiliando os produtores a alcançarem melhores resultados em rebanhos puros e cruzados.
A Camda em parceria com a Alta Genetics tem todas essas raças disponíveis para atender você, cooperado Camda. Entre em contato com a filial Camda mais próxima de você e faça seu pedido.


Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web