Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
ÁREA DO COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 18-09-2018

BOI 7-7-7: entendendo seu conceito e sugestões de suplementação

Com a intensificação da pecuária de corte em busca do aumento da taxa de desfrute, lotação (UA/ha) e produção de arrobas por área (@/ha), surgiu o projeto de produzir um boi de 21 @ precocemente. A sequência de 7-7-7 seriam 7 arrobas produzidas na fase de cria, 7 na recria e 7 na engorda, somando 21 arrobas em 21 a 24 meses. Entretanto não devem ser engessados os ganhos por fase, nem o peso final e muito menos a idade de abate. A busca de sempre melhorar em cada detalhe é que faz o projeto ser desafiador e revolucionário.

A fase de cria que vai do nascimento do bezerro ao desmame, deve ser elaborada desde a concepção da vaca, escolhendo matrizes e touros com boa genética. A Camda conta com uma equipe técnica especializada na elaboração da melhor estratégia de reprodução e melhoramento genético do rebanho de seus cooperados. Outras opções como o cruzamento industrial, são estratégias em busca de precocidade e elevados ganhos de peso. Enfim, genética é essencial, porém é preciso um bom manejo das pastagens e a disponibilidade do suplemento adequado para cada fase.

Na fase de cria a Camda tem a opção do suplemento Minercamda Cria para a vacada, a fim de elevar a sua produção de leite. Entretanto em algumas épocas mais secas do ano, quando as pastagens perdem qualidade, é importante a complementação ou substituição pelo suplemento Minercamda Seca “S” que além de minerais possui fontes proteicas e energéticas em sua composição. Já para os bezerros a Camda tem o suplemento Minercamda Creep, que complementa a alimentação do leite materno e estimula o desenvolvimento do rúmen e consumo das pastagens. Porém exige um cocho separado no qual somente os bezerros tem acesso, impedindo que as vacas possam consumir o Minercamda Creep, porém deve ficar perto dos cochos das vacas para trazerem os bezerros juntos.

No período de desmama, um dos momentos mais críticos de desempenho, devemos atentar para não deixar o bezerro perder peso, para isto recomendamos o uso do suplemento proteico energético Minercamda Turbo energético. Com um consumo de 0,2 a 0,3% do peso vivo, este produto deve ser usado a maior parte da fase de recria, período que pode variar de 10 a 12 meses. Entretanto nos últimos 2 a 3 meses da fase de recria a Camda possui uma ração chamada Minercamda Semiconfinamento que deve ser fornecida diariamente a proporção de 0,35 a 0,5% do peso vivo, preparando os animais para a fase de engorda. É importante lembrar, que principalmente na fase de recria, é imprescindível um bom fornecimento de massa forrageira de boa qualidade no período todo.

A fase de engorda pode variar de 110 a 140 dias, os animais normalmente são confinados. Ao longo desta fase a relação de concentrado (ração) deve aumentar, sendo maior no final, quando se busca um melhor acabamento de gordura dos animais. A Camda possui as rações Minercamda Confinamento, Elite e Engorda T para este período, sendo que a escolha da ração e a quantidade a ser fornecida dependerão do tipo de volumoso utilizado e estágio do confinamento. As recomendações das rações nos confinamentos variam de 1 a 2 % do peso vivo animal.

Esta estratégia é muito desafiadora, por isso optamos por sugerir os produtos com melhores resultados para cada fase, entretanto a Camda possui uma linha completa e bastante dinâmica, ajustável para cada grau de investimento e época do ano. É importante lembrar que antes de qualquer escolha devemos avaliar os custos e a viabilidade do investimento. Para isto precisamos projetar expectativas de consumo e desempenho, a fim de analisar os possíveis resultados.

Em caso de dúvidas, sugestões e alternativas, a Camda possui uma equipe técnica em nutrição animal a disposição em suas lojas, favor consultar. (crédito foto:   )



Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web