Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 21-06-2018

Café nosso de cada dia: Apoatã 2258

O café se tornou popular no mundo nos últimos 300 anos e já se tornou rotina na vida de todo brasileiro.
Tomar café é inegavelmente gostoso, o que faz com que mantenha milhares de admiradores fieis espalhados por todos os lugares. Os efeitos do café estão sendo cada vez mais estudados pelo mundo e a partir disso, já foi possível comprovar inclusive os inúmeros benefíciosaté na prevenção de doenças. E na Camda, também tem café. A fazenda experimental com o intuito de fornecer aos cooperados mudas de melhor qualidade e produtividade, sempre vai ao encontro de tecnologia e genética, certificando e registrando seu campo de sementes no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Atualmente as variedades existentes são Coffea Canephora (Apoatã IAC 2258) e Coffea Arábica (Obatã 1669-20; Catuai IAC-144; Iapar 98, 99 e 100; Tupi 1669-33; Mundo Novo 388-17; Icatu Vermelho IAC 4045 e Mundo Novo IAC 379-19). A partir desta edição iremos explicar um pouco mais de cada variedade. Hoje será o Apoatã IAC 2258.
História e característica
O Coffea Canephora (café Robusta; sin. Coffea robusta) é uma espécie de café originária da África Ocidental. É cultivado principalmente na África e no Brasil onde é chamado às vezes de Conillon. É também cultivado no Sudeste asiático onde os colonizadores franceses o introduziram no final do séc. XIX. Nos últimos anos o Vietname, que produz apenas robusta, ultrapassou o Brasil, a Índia e a Indonésiacomo o maior exportador do mundo. Aproximadamente um terço do café produzido no mundo é robusta.
O Coffea canephora é de plantio fácil, quando comparado com outra das principais espécies de café, o Coffea Arábica, e, por conseguinte, é mais barato de se produzir. Como os grãos de arábica são considerados superiores, o robusta fica normalmente limitada a tipos de café de escalão inferior como complemento. É, no entanto incluído nos cafés instantâneo e expresso de forma a tornar o café cremoso. O robusta contém duas vezes mais cafeína do que o arábica.
 
Origem Apoatã

Trata-se de material pertencente à Coffea canephora e indicado como porta-enxerto para qualquer um dos cultivares de café arábica recomendados para o plantio. As mudas enxertadas são indicadas para áreas infestadas com os nematóides Meloidogyne exigua,M. incognita e M. paranaensis. Cafeeiros enxertados poderão também ser plantados em áreas isentas de nematóides, muitas vezes com significativo ganho de produtividade e rusticidade em relação aos mesmos cultivares não enxertados. 
Por ser um cultivar vigoroso, produtivo, rústico, de sementes graúdas, pouca porcentagem de moca, além da resistência aos nematóides das raízes e à ferrugem das folhas, o Apoatã está sendo empregado como um cultivar de café robusta para o oeste do Estado de São Paulo (Alta Paulista, Noroeste e Alta Araraquarense) e Vale do Ribeira, em regiões com altitudes inferiores a 500 m e temperaturas médias superiores a 22oC, com perspectivas bastante promissoras. 
 
Mudas Camda
A produção de sementes Apoatã 2258 que se encontra na fazenda experimental Camda é devidamente certificado perante o Mapa e desta maneira, a comercialização é permitida.
“Lembrando-se da importância de um campo de mudas com sementes certificadas e geneticamente comprovadas, pois isso leva ao cooperado uma planta sem mutações e saudável, com maior produtividade”, apontou Carlos Renato Guandalini, gerente de produção.
Interessou-se pela variedade? Então, cooperado, entre em contato com a fazenda experimental através do telefone (18) 99135.4369 Carlos ou (18) 99116.6639 Antônia. Fazenda experimental Camda: sempre levando o que há de melhor em qualidade ao cooperado!
 
 


Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web