Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 21-06-2018

Raças: conheça a Aberdeen Angus

Dando continuidade na série de matérias voltadas a diversidade de raças existentes no mundo, a Camda resolveu acompanhar este mercado e buscar disponibilizar aos cooperados algumas características dessas raças em ascensão. Para que possam saber mais sobre esta rica variação, nesta edição iremos abordar sobre Aberdeen Angus.
História da raça

Há inúmeras razões para se escolher a raça Angus ao definir a base genética de um criatório. Além das qualidades atribuídas à carne, a Angus oferece maior giro financeiro ao pecuarista em função da alta fertilidade e precocidade sexual dos rebanhos. Sendo uma raça de retorno certeiro para recriadores e terminadores, a Angus também se torna uma oportunidade extraordinária para quem produz genética.

A raça Aberdeen Angus, nativa da Escócia, é uma das mais antigas do mundo, tendo relatos de mais de 200 anos de pressão de criação e seleção. Trabalho que foi introduzido nacionalmente no começo do século XX pelos pastos da região de Bagé, por isso é considerada um dos mais importantes centros da criação de Angus do Brasil.

No início não havia uma cor padrão, existindo animais pretos, avermelhados ou amarelados e alguns possuindo manchas brancas no corpo. No entanto, a cor mais popular era o preto e a existência de animais reprodutores de excelente qualidade morfológica e funcional fez cair em desuso as restantes, sendo a vermelha um gene recessivo, hoje aceita no estalão da raça.

Características da raça

Sua grande expansão de utilização se deve a inúmeros fatores de qualidade, sendo uma delas as características maternais. A Aberdeen Angus é muitas vezes referida como a “raça da vaca mãe” pelas excelentes qualidades como aleitante. É uma vaca que se ajusta à criação em linha pura, mas também muito interessante em explorações de carne, quando cruzada com raças Continentais. Assim, a soma de todas estas características, incluindo o fato de ser um animal com grande longevidade, faz da vaca Aberdeen Angus um animal com elevada rentabilidade.
Os machos da raça Aberdeen Angus também são populares pelo seu temperamento dócil, facilidade no parto e a sua fertilidade. O fato de a raça ser explorada nos 5 continentes, permite a existência de uma grande diversidade genética, disponibilizando-se várias linhas para pedigree, cruzamento em raças de carne ou de leite. Outro atributo preferido é o fato da característica “mocha” (sem cornos) ser dominante na descendência (linha pura ou cruzamento) que aliado à facilidade de parto, constitui uma opção para a redução dos custos com mão de obra. Uma vez que a raça domina na descendência, o uso em cruzamento industrial permite a uniformidade da qualidade da carcaça e da carne e assim potenciar mercados devido à regularidade da oferta.

Qualidade

A qualidade da carne apresentada pela Aberdeen Angus constitui, sem dúvida, a principal razão pela qual a raça tem vindo, recentemente, a crescer na sua popularidade. Mesmo que o consumidor não conheça profundamente a raça, já ouviu falar da “Angus” e relaciona logo com um produto de qualidade. A precocidade, a rusticidade e o fácil acabamento, tornam a Aberdeen Angus adequada a regimes de produção à base de pastagem/forragem, com a produção de carcaças com adequada gordura de cobertura, o que contribui para um melhor arrefecimento da carcaça e a maturação das peças. A elevada deposição de gordura intramuscular (marmoreio da carne), típica da raça, confere o sabor e grande suculência.

Prova do ganho de mercado que a raça vem atingindo são comprovados pela comercialização de material genético em 2017. De acordo com o Index 2017 da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), foram vendidas mais de 12 milhões de doses, entre vendas internas e a exportação e importação de sêmen das raças bovinas de corte e de leite. Sendo comercializadas aproximadamente 4 milhões de doses de sêmen Aberdeen Angus (Asbia/2017), o que coloca a raça na liderança absoluta do mercado brasileiro. Sendo que 31% da expressão de venda da raça é comercializada pela Alta Genetics, fazendo com que a mesma seja líder de mercado no segmento.

E você cooperado Camda, se interessou pela raça? Entre em contato com a equipe de Reprodução (Simone (18) 99794-4250 / Edinho (18) 99132-1415) ou a filial mais próxima de você e tenha mais informações para adquirir o sêmen do touro do seu interesse ou se preferir, a Camda tem animais dessa raça na nossa estação experimental em Adamantina, são: touros da raça Aberdeen Angus, bezerros e bezerras ½ sangue Angus e Red Angus.
 
 
 


Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web