Bem vindo a Camda

Matriz - Adamantina/SP

Rua Chujiro Matsuda, nº 25 - Vila Endo

Telefone:

(18) 3502-3000

HOME
A EMPRESA
ESTRUTURA
LOJAS
POSTOS DE EMBALAGEM
MINERCAMDA
CATÁLOGO
PROJETOS
INFORMATIVO
RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL
CLASSIFICADOS
COTAÇÕES E MERCADO
DOWNLOADS
NOTÍCIAS
SEJA COOPERADO
TRABALHE CONOSCO
FALE CONOSCO
CONTATOS
Notícias


Atualizado em 02-02-2018

Fazenda experimental Camda: viveiro de mudas

A Camda teve seu início baseada no café (predominante na época) e desde então, o cultivo desta cultura caminhou junto à evolução da cooperativa através de um viveiro de mudas próprio.
Em razão da monocultura da região (Nova Alta Paulista, Estado de São Paulo), o viveiro teve início na década de 70 apenas com mudas de café. Entretanto, a geada que em 1975 dizimou os cafezais de toda a região, fez com que fosse paralisada temporariamente a produção de mudas.
Já em 1982, visando diversificar as culturas, a Camda instalou em Flórida Paulista um viveiro de mudas de seringueiras.
Somente em abril de 1991 foi destinada uma ampla área para produção de mudas em alta escala no campo experimental (hoje, fazenda experimental), já na cidade de Adamantina, produzindo mudas enxertadas resistentes a doenças nematoides, além de diversas espécies frutíferas.
“O intuito era fornecer ao cooperado amparo e incentivo, repassando também novas possibilidades para o cultivo de café”, pontuou Carlos Renato Guandalini, gerente operacional do campo.
“Com quatro funcionários e um agrônomo, onde o cultivo de café predominava na maioria de suas instalações e o viveiro fornecia pequenas quantidades de mudas, com o crescimento houve a necessidade de se expandir, tanto em variedades e espécies, quanto em mão de obra e qualificação”, falou Guandalini.
Era a cooperativa trabalhando na reabilitação do parque cafeeiro da região. E devido a reação de preços da cultura, durante anos sucessivos, o viveiro alcançou a produção média de 800 mil mudas, produzindo 1 milhão e 300 mil somente no ano de 1998  e fornecendo aos cooperados  840 mil, só no ano de 2000.
Atualmente, na fazenda experimental da Camda é produzido sob encomenda mudas de café enxertadas e sem enxerto, mudas de coco anão e eucalipto (seminal), citriodora / camaldulense;árvores nativas, nobres e exóticas;palmito pupunha  e sementes.
Além disso, áreas experimentais com 1/4 de plantio de café com variedades arábicas e conilon todas com aprovação genética, possibilitando um viveiro com ampla estrutura e com todas as adequações e normas do Mapa para atender as necessidades do cooperado.
Em 2018 as quantidades de mudas realizadas cresceram 21% e a meta de produção para este ano é de 450 mil mudas.
Para atender aos associados pecuaristas, a fazenda experimental da Camda realizou a manutenção das espécies de mudas existentes e implantou uma unidade de observação de pastagem com 28 espécies entre gramíneas e leguminosas.
“Hoje com 15 funcionários - entre viveiro, agrícola e pecuária - temos um campo extenso de 55 alqueires, divididos em plantios de diversas culturas, com aproximados 1.200 pés de coco anão em produção em fruta (para venda), 500 pés de palmito pupunha perfilando e em sementes, áreas experimentais de cana e milho com diversos tipos de produtos a disposição em nossas lojas e áreas com pastagens em vários aspectos”, falou Carlinhos.
A rotina diária da estrutura é fornecer ao cooperado em todos os ares de produção de mudas e parte agrícola, mostrando as formas em manejo, produtos e serviços; tendo sementes e mudas certificadas e mão de obra qualificada com acompanhamento na orientação de pré-plantio e seguimentos.
“Não podemos deixar de citar que temos ainda em nossos campos experimentais plantio de café à disposição do cooperado para que possam ver na prática e in loco os resultados alcançados através de experimentos de novas tecnologias. Estamos evoluindo em infraestrutura e conhecimentos para passar ao cooperado Camda o melhor em qualidade”, destacou.
 
 


Últimas notícias


HOME  |   A EMPRESA   |   LOJAS   |   POSTO DE EMBALAGEM   |   MINERCAMDA   |   CATÁLOGO   |   EVENTOS   |   PROJETOS   |   INFORMATIVO   |  RELATÓRIO ANUAL
NOTA FISCAL   |   CLASSIFICADOS   |   COTAÇÕES E MERCADO   |   DOWNLOADS   |   NOTÍCIAS   |   SEJA COOPERADO   |   TRABALHE CONOSCO  |   FALE CONOSCO

Copyright © 2012 Cooperativa Camda  |   Desenvolvido por Evolução Web